Governo recebe Carta da Juventude Rural Baiana
Uma carta de propostas para melhoria da vida do jovem no campo foi entregue ao secretário estadual de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, durante o encerramento do 1º Festival Estadual da Juventude Rural, no Resort Club Hotel Fazenda, em São Gonçalo dos Campos. O evento, promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag-BA) com o apoio do governo baiano, reuniu mais de 300 jovens de todo o estado.
Entre os temas abordados no documento destacam-se educação, meio ambiente, esporte, cultura e acesso a terra. “Fico feliz em receber esta carta porque mostra que a juventude está organizada e tem uma grande capacidade de pensar a vida no campo como algo mais estrutural”, afirmou Cezar Lisboa, que representou o governador Jaques Wagner no encontro. Ele ressaltou ainda o importante papel da Fetag-BA nos últimos 50 anos e pontuou alguns dos avanços para o fortalecimento da agricultura familiar, como a ampliação do acesso ao garantia safra e a água de qualidade no meio rural. “Apenas um de cada três agricultores no estado tinha acesso a ponto de água confiável. De 2007 até agora, ampliamos para cerca de 60%”.
O representante da coordenação de Políticas de Juventude da Serin, Marcos Pereira, também presente no evento, destacou a importância do diálogo com a juventude e se colocou à disposição para conversar sobre o conteúdo da carta a fim de “construir e aperfeiçoar programas e ações que reconheçam os jovens como sujeitos de direitos”. Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Igrapiúna, Vagner Assunção Cruz, 25 anos, o festival foi bastante produtivo. “Aqui, discutimos e buscamos alternativas para fortalecer a bandeira da juventude, diminuindo o êxito rural, e criando estratégias para que os jovens permaneçam com vida digna no campo”.
O evento, iniciado na última quarta-feira (4), teve o objetivo de debater políticas públicas voltadas para o segmento e contou ainda com a participação do presidente da Fetag-BA, Claúdio Bastos, que falou da contribuição da agricultura familiar para segurança alimentar na Bahia, e da secretária de Jovens e Adolescentes da federação, Luciana Santos de Oliveira.